Plano Corporativo

Por que implantar um programa de atividade física para os colaboradores?

A saúde é hoje uma questão que extrapola o indivíduo. Daí porque cresce a cada dia a preocupação das organizações com o bem-estar físico e psicológico de seus colaboradores. Só nos Estados Unidos, há mais de 50 mil empresas que oferecem aos colaboradores programas regulares de atividade física.

Já está mais do que comprovada a estreita relação entre a falta de atividade física e o surgimento e/ou agravamento de diversas patologias, como obesidade, cardiopatias, doenças pulmonares, hipertensão, diabetes e osteoporose, além de problemas articulares, posturais e circulatórios. Em 1970, um clássico estudo desenvolvido por W. F. Updike e P. B. Johnson mostrava que, aos 45 anos, trabalhadores em atividades estáticas (como executivos, advogados, médicos) têm 5,7 vezes mais risco de sofrer doenças cardíacas do que trabalhadores que desenvolvem alguma forma de atividade física (como fazendeiros, mineiros e operários). Estima-se que 70% dos chamados trabalhadores de escritório sejam totalmente sedentários. Com isso, não apenas cai a expectativa de vida do trabalhador, mas também sua qualidade de vida e sua vida útil para a empresa.

Por sua vez, os trabalhadores da produção, embora tenham o corpo mais envolvido com o movimento, são as principais vítimas das chamadas doenças ocupacionais, devido a movimentos repetitivos e posições inadequadas assumidas durante a jornada de trabalho. A atividade física sistemática e orientada é capaz de compensar tais distúrbios, além de contribuir para a saúde geral do indivíduo. Tudo isso sem contar o estresse, hoje não mais um privilégio dos chamados “funcionários de colarinho branco”. Refletindo-se em problemas gastrintestinais e cardíacos, fadiga e instabilidade emocional, o estresse pode ser minimizado com a atividade física, uma eficaz ferramenta para redução de tensões e incremento do bem-estar.

No geral, é possível afirmar que a atividade física sistemática e orientada tem o potencial de aumentar a intensidade e a diversidade das atividades diárias que podem ser executadas sem fadiga ou possibilidade de danos. Isso significa mais qualidade de vida para o funcionário.

Patrocinador







Parceiros

 






Newsletter

Receba nossa newsletter






Redes Sociais

Twitter Facebook Orkut

Site desenvolvido por Treino Online | Copyright 2009-2017 - Todos os direitos reservados à Flávio Freire Assessoria Esportiva