Marcos Hideo

O Marcos é uma daquelas pessoas que, quando declara a profissão, sempre tem que responder a uma enxurrada de perguntas da pessoa com quem estiver conversando. Quando a rodinha de conversa é composta de corredores, então, nem se fala, pois o Sakaki, como é mais conhecido, é médico ortopedista. Todo mundo, quando começa a pensar em correr, é atormentado por um monte de dúvidas e mitos que rondam os adeptos de atividade física. Daí encontrar o Sakaki na USP, depois do treino, é uma mão na roda.

Ele aproveita a dupla experiência de corredor e médico para desfazer tabus e pontuar algumas verdades. Por exemplo, nem todo mundo foi feito para ser um campeão em longas distâncias. Há pessoas que, por terem uma biomecânica desfavorável, devem optar por correr percursos menores, como os de 10 km. O mais importante é escolher uma atividade adequada à sua capacidade física, que vai permitir sentir os benefícios da prática.

Quem apresenta condições específicas também pode ter que realizar um trabalho muscular mais intenso em determinado grupo muscular, caprichar mais no alongamento, usar o tênis adequado. "Independente de ter a constituição genética mais ou menos favorável, tem que ter um acompanhamento fisico especializado, pois é o treinamento que vai proporcionar que você atinja a sua máxima capacidade sem sofrer lesões.", afirma Sakaki.

Como médico ortopedista, Sakaki destaca duas classes de benefícios que a prática da corrida confere: os ganhos físicos, melhorando a condição cardio-vascular, trabalhando músculos, articulações e o esqueleto como um todo, e o benefício psicológico que é o prazer de correr e de se relacionar com pessoas que fazem a mesma atividade. "Eu tenho um grupo de amigos aqui, nenhum deles ligado à minha profissão, então correr passa a ser ainda mais prazeroso." Como corredor com mais de 20 anos de experiência, ele afirma: "que correr é bom, é muito bom."


Marcos Hideo Sakaki, 42 anos





[ voltar para depoimentos ]


Patrocinador







Parceiros

 






Newsletter

Receba nossa newsletter






Redes Sociais

Twitter Facebook Orkut

Site desenvolvido por Treino Online | Copyright 2009-2017 - Todos os direitos reservados à Flávio Freire Assessoria Esportiva