Por que Contratar um Treinador?

A melhor performance é obtida quando uma pessoa consegue realizar uma tarefa com sucesso, ou seja, da melhor maneira possível dentro de sua capacidade naquele momento específico. O treinamento adequado não só traz ganhos de rendimento físico, mas também desacelera o processo de envelhecimento, aumenta a capacidade física e a motivação para a vida.

O desempenho no ponto máximo do potencial varia ao longo do tempo, dependendo das mais variadas condições. O relacionamento harmonioso entre estado físico geral, estilo de vida, hábitos, vida social, familiar e afetiva vai determinar se a pessoa pode atingir a sua plena capacidade em um dado momento.

O organismo humano tende à homeostase. Traduzindo, procuramos sempre o conforto, em todas as situações vitais. O esforço máximo de um treino passa a ser apenas moderado, conforme o corpo se acostuma a responder ao estímulo. Treinando livremente, invariavelmente o indivíduo estaciona em um platô no qual parece ter atingido o seu ápice.

Um professor experiente sabe como provocar um desequilíbrio, fazendo com que a capacidade do aluno acompanhe as variações no treinamento. Assim, as melhoras são constantes e surpreendentes. A planilha prevê a realizaçao de treinos em diferentes tipos de piso, como terra ou asfalto, pistas planas ou irregulares, variações na freqüência, volume e intensidade.

As planilhas são elaboradas de acordo com os princípios de periodização. A preparação para atingir um objetivo compreende treinos divididos em sessões diárias, microciclos semanais, mesosiclos mensais e macrociclos, os quais representam a temporada completa. Se houver um objetivo específico, seja correr 10 km com conforto ou uma maratona com competitividade, o aluno deverá estar no auge da sua capacidade no exato dia da prova.

Outros objetivos, como perda de peso, recuperação de problemas de saúde, melhora no condicionamento físico, aumento da auto-estima e bem-estar geral são alcançados paulatinamente conforme o aluno realize os treinos propostos.

O rendimento do aluno depende ainda de vários fatores subjetivos, que o professor sabe perceber e estimular, como motivação, força de vontade, foco, superação, autodomínio, prazer em praticar a atividade proposta, persistência. Correr em grupo, ou na companhia de um companheiro de equipe que tenha o mesmo ritmo de treino, pode ser altamente compensador.

Outras variáveis influenciam o sucesso em empurrar limites e obter melhoras constantes, como alimentação, padrão de sono, escolha de tênis adequado, correção postural e respiratória, flexibilização de horários de treino. Ninguém melhor do que o seu professor para orientar sobre esses e outros assuntos relacionados ao treinamento.

A Flávio Freire Assessoria Esportiva é pioneira na introdução de exercícios complementares, essenciais para melhorar a performace e evitar lesões. As aulas de Circuito de Treinamento Funcional  e alongamento acontecem nos horários e locais programados.

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