Dor nas costas

A dor nas costas não é uma doença por si só, mas um sintoma. Quando aparece, indica que algo está errado, em algum lugar, embora nem sempre seja claro exatamente o quê. Trata-se de uma queixa freqüente, que afeta a maioria das pessoas, em algum ponto de suas vidas, mas que raramente é grave. Postura inadequada, estresse excessivo e problemas de desgastes podem ser, parcialmente, responsáveis pelo mal.

São freqüentes os períodos de dor aguda, que podem se irradiar para as nádegas e para uma das coxas. Durante a crise, as costas podem ficar rígidas e sensíveis ao toque. A dor pode durar um ou dois dias, semanas e desaparecer completamente (no caso de uma dor aguda) ou pode persistir e se tornar recorrente (no caso de uma dor crônica). Os sintomas podem se agravar devido à postura inadequada ou ao transporte de cargas pesadas.

O objetivo do tratamento é aliviar a dor e garantir que uma rápida recuperação. Ocasionalmente, pode haver uma causa subjacente mais grave, que requer investigações detalhadas para que se decida pelo tratamento mais adequado.

Uma vez que a causa seja identificada, pode-se planejar um programa de tratamento adequado. Portanto, procurar de um especialista é sempre indicado. Este pode ser:

  • Um médico especializado nas técnicas de tratamentos adequados
  • Um fisioterapeuta
  • Um quiroprático ou massoterapeuta

A fisioterapia é a forma mais tradicional de terapia física e geralmente envolve o uso de calor, massagens leves e exercícios que ajudam o indivíduo a recuperar o movimento, a força e a flexibilidade.

O quiroprático, por sua vez, costuma usar golpes leves, rápidos e específicos para combater a dor.

O importante é confiar o seu corpo a um profissional adequado e com boa formação. Lembre-se ainda que todos os especialistas, além de cuidar do problema agudo e específico, podem fornecer orientação sobre cuidados e proteção para as costas para evitar novos problemas.


Drª. Caroline Coimbra
Fisioterapeuta





[ voltar para dicas & saúde ]


Patrocinador







Parceiros

 






Newsletter

Receba nossa newsletter






Redes Sociais

Twitter Facebook Orkut

Site desenvolvido por Treino Online | Copyright 2009-2017 - Todos os direitos reservados à Flávio Freire Assessoria Esportiva