Diet x Light

Produtos Diet:

São considerados produtos dietéticos aqueles elaborados com modificação de algum componente do produto original, reduzindo ou aumentando a proporção desse componente, para que possa ser consumido por indivíduos portadores de determinadas patologias. Exemplos:

  • Produtos sem açúcar (diet):
    Elaborados para indivíduos que não podem consumir açúcar, como os portadores de diabetes. Exemplos: chocolate diet, gelatina diet, refrigerante diet etc..
  • Produtos ricos em fibras:
    Elaborados para indivíduos que necessitam aumentar a quantidade de fibras de sua dieta, como os portadores de obstipação intestinal. Exemplos: cereais matinais à base de aveia e/ou de trigo integral, suplementos de fibras tais como Benefiber, Prófibra etc...
  • Produtos sem sal:
    Elaborados para indivíduos que necessitam reduzir a quantidade de sal (cloreto de sódio) de sua dieta, como os portadores de hipertensão, de doença renal, de insuficiência cardíaca. Exemplos: queijo tipo Minas branco sem sal, biscoito água.
  • Produtos sem gordura: Elaborados para indivíduos que necessitam consumir uma dieta com redução de gordura, como os portadores de doenças cardíacas, de dislipidemia. Exemplos: leite de vaca desnatado, iogurte desnatado.

Os produtos dietéticos sem açúcar é que são denominados diet pela indústria e acabam sendo sinônimo de produtos para diabéticos.


Produtos Light:

São denominados produtos light aqueles elaborados de forma a fornecer no mínimo 25% menos calorias do que o produto original. Essa redução nas calorias geralmente é obtida com a redução ou exclusão do açúcar e/ou da gordura. Exemplos:

  • Iogurte light:
    Geralmente é elaborado com leite desnatado e sem açúcar, mas pode ser acrescido de mel ou adoçante artificial;
  • Pão de forma light:
    Geralmente é elaborado sem adição de açúcar e sem adição de gordura (ou com redução dessa);
  • Achocolatado light:
    Pode ser elaborado com leite desnatado e sem açúcar, ou com leite desnatado, cacau desnatado e menor teor de açúcar.

Alguns produtos light, mas nem todos, podem ser consumidos por portadores de diabetes, mas geralmente são elaborados para consumidores que desejam diminuir sua ingestão calórica. A melhor forma de não cometer erros na compra de produtos diet / light é ler cuidadosamente os rótulos.





[ voltar para dicas & saúde ]


Patrocinador







Parceiros

 






Newsletter

Receba nossa newsletter






Redes Sociais

Twitter Facebook Orkut

Site desenvolvido por Treino Online | Copyright 2009-2017 - Todos os direitos reservados à Flávio Freire Assessoria Esportiva