Alimentos funcionais

Os alimentos denominados funcionais sÆo aqueles que al‚m de nutrir contˆm componentes ativos que atuam sobre o organismo, reduzindo o risco para o desenvolvimento de doen‡as. Dentre os alimentos funcionais mais estudados, destacam-se a soja, a aveia, o tomate, os peixes, o alho, a cebola, o ch  verde, a linha‡a, as uvas, o vinho tinto, entre tantos outros. Vamos apresentar aqui as propriedades de alguns deles.


SOJA

Os principais componentes ativos da soja sÆo as isoflavonas, substƒncias semelhantes ao horm“nio humano estrogˆnio, batizadas com o nome de fitoestr¢genos. As isoflavonas da soja podem agir como estr¢genos e antiestr¢genos; na ausˆncia do horm“nio estrogˆnio, que acontece por exemplo na menopausa. Ou seja, apresentam efeito semelhante ao do estrogˆnio, diminuindo os sintomas da menopausa. Quando h  excesso de estrogˆnio, as isoflavonas competem com esse horm“nio nos receptores celulares, evitando que exer‡a seus efeitos negativos, como aumentar o risco de cƒncer de mama nas mulheres.

A soja tem tamb‚m a‡Æo na preven‡Æo de doen‡as cardiovasculares. As isoflavonas atuam como antioxidantes, reduzindo a taxa de oxida‡Æo da LDL-colesterol, denominada popularmente de colesterol ruim. Tem sido demonstrado que a ingestÆo da prote¡na da soja reduz o LDL-colesterol, aumenta o HDL-colesterol (denominado colesterol bom) e diminui a forma‡Æo de trombos.


AVEIA

Cont‚m beta-d-glucanas, fibras sol£veis que formam os componentes estruturais das paredes celulares dos grÆos. As beta-d-glucanas possuem a capacidade de aumentar a s¡ntese de  cidos biliares e reduzir a absor‡Æo do colesterol, propiciando assim a diminui‡Æo do colesterol sang¡neo. H  evidˆncias, tamb‚m, de que as beta-d-glucanas tˆm efeito protetor no desenvolvimento do cƒncer de c¢lon. Dentre as diferentes fases de processamento da aveia, o farelo ‚ que cont‚m maior concentra‡Æo de beta-d-glucanas.


TOMATE

 excelente fonte de licopeno, um caroten¢ide que lhe confere a cor vermelha caracter¡stica. O licopeno apresenta atividade antioxidante e tem sido relacionado com menor incidˆncia de doen‡as cardiovasculares e de v rios tipos de cƒncer, principalmente o cƒncer de pr¢stata.


PEIXES

O componente funcional do peixe ‚ o  cido graxo “mega-3. Os peixes mais ricos em “mega-3 sÆo cavala, salmÆo, sardinha, arenque, truta. V rios sÆo os efeitos atribu¡dos ao consumo de “mega-3, alguns j  demonstrados e outros ainda em investiga‡Æo.  comprovado que o  cido graxo “mega-3 diminui a s¡ntese de triglic‚rides (um tipo de gordura) e de VLDL-colesterol pelo organismo, auxilia na preven‡Æo da forma‡Æo de trombos e tem efeito imunomodulador (atua na resposta imunol¢gica do organismo).


ALHO

A maioria dos estudos acredita que os compostos sulfurados, encontrados no alho em quantidade bem superior … de outros alimentos, sÆo os respons veis pelos benef¡cios … sa£de atribu¡dos ao alho. Dentre esses benef¡cios, os mais investigados sÆo os efeitos antioxidantes, antiateroscler¢tico (diminui‡Æo do colesterol, diminui‡Æo da pressÆo e antiplaquet rio) e anticancer¡geno.


Marisa Christovam (nutricionista)
email: ma_chris@itelefonica.com.br





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