Aminoácidos

Os aminoácidos leucina, isoleucina e valina, denominados BCAA (Branched Chained AminoAcids = aminoácidos de cadeia ramificada) são alguns dos aminoácidos essenciais ao nosso organismo, ou seja, necessitam ser ingeridos pois não podem ser produzidos pelo organismo. Juntamente com outros aminoácidos eles constituem as proteínas que ingerimos na alimentação.

O consumo dos aminoácidos de cadeia ramificada sob a forma de suplemento, durante atividades de longa duração, tem sido sugerido por alguns autores, devido seu papel modulador da captação do aminoácido triptofano pelo sistema nervoso central. O triptofano auxilia na formação do neurotransmissor serotonina, e a elevação do nível de serotonina durante os exercícios poderia promover maior cansaço e sensação de fadiga (hipótese da fadiga central), sendo assim, a suplementação dos BCAA estimularia maior tolerância ao esforço físico prolongado.

Entretanto, segundo as “Diretrizes da Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte”, publicada na Revista Brasileira de Medicina do Esporte, vol.9, nº2, Março/Abril, 2003, não é recomendada a utilização de suplementos de aminoácidos de cadeia ramificada com finalidade ergogênica, já que ainda há poucos estudos a respeito dessa suplementação, bem como a respeito de possíveis efeitos colaterais.

É importante salientar que a utilização de aminoácidos, pelo organismo humano, como fonte de energia, durante atividade física, está associada à depleção dos estoques de glicogênio muscular, por isso, alguns autores sugerem que a suplementação de carboidratos durante o exercício seria suficiente para evitar a fadiga central.


Marisa Christovam





[ voltar para dicas & saúde ]


Patrocinador







Parceiros

 






Newsletter

Receba nossa newsletter






Redes Sociais

Twitter Facebook Orkut

Site desenvolvido por Treino Online | Copyright 2009-2017 - Todos os direitos reservados à Flávio Freire Assessoria Esportiva