Cálcio

O c lcio ‚ um dos minerais essenciais (isto ‚, que precisam ser ingeridos na dieta), tamb‚m denominados macrominerais, por serem necess rios em grande quantidade. Constitui o quinto mineral mais abundante no organismo, sendo quase todo encontrado no tecido ¢sseo e nos dentes.

O c lcio, al‚m de seu conhecido papel na forma‡Æo de ossos e dentes, exerce v rias fun‡äes no organismo.  constituinte do cimento intercelular, atua no processo de coagula‡Æo sang¡nea, na transmissÆo dos impulsos nervosos e tem papel vital na contra‡Æo muscular. Um dos mecanismos envolvidos no aparecimento da cƒimbra est  relacionado com a deficiˆncia de c lcio no sangue, o que acarretaria altera‡Æo no balan‡o de c lcio no interior da c‚lula e, conseqentemente, desequil¡brio no processo de contra‡Æo muscular.

As principais fontes alimentares de c lcio sÆo queijos, leites e iogurtes, mas tamb‚m ‚ encontrado em boa quantidade em ostras, sementes oleaginosas (castanha-do-par , amˆndoa, amendoim), melado, couve-manteiga, br¢colis, frutas secas (damasco, tƒmara) e tofu.


Marisa Christovam (nutricionista)
email: ma_chris@itelefonica.com.br





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