Carboidratos

A principal fun‡Æo dos carboidratos em nosso organismo ‚ o fornecimento de energia, sendo assim, durante a pr tica de uma atividade f¡sica o carboidrato ‚ o nutriente mais utilizado.

O carboidrato ‚ armazenado no f¡gado e nos m£sculos na forma de glicogˆnio, sendo que o glicogˆnio muscular s¢ ‚ utilizado pelo pr¢prio m£sculo, enquanto que o hep tico fornece glicose para todos os ¢rgÆos, principalmente para o c‚rebro, e ‚ respons vel pela manuten‡Æo do n¡vel de glicose sang¡nea.

A capacidade de se manter exerc¡cios prolongados de intensidade entre 65%-85% do VO ý m ximo, como ‚ a corrida, est  relacionada … concentra‡Æo de glicogˆnio muscular antes do exerc¡cio, e esta depende de uma alimenta‡Æo com quantidade suficiente de carboidratos. A deple‡Æo do conte£do de glicogˆnio muscular e hep tico resulta em fadiga.

O consumo de carboidratos deve ser distribu¡do ao longo do dia, por‚m sua ingestÆo, preferencialmente, at‚ 2 horas ap¢s cada sessÆo de treinos ‚ essencial para garantir a reposi‡Æo do glicogˆnio muscular utilizado durante a atividade f¡sica, pois nesse per¡odo ocorre maior capta‡Æo de glicose pelas c‚lulas dos m£sculos e a enzima respons vel pela s¡ntese de glicogˆnio est  ativa, propiciando uma reposi‡Æo mais eficiente do glicogˆnio muscular. Esse ‚ o momento de se consumir alimentos fontes de glicose, amido, frutose, como pÆes, bolachas, macarrÆo, arroz, batata, frutas, sucos de frutas, barra de cereais, a‡£car, mel, etc...


Marisa Christovam





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