Gorduras

As gorduras, ou lip¡dios, nÆo sÆo nutrientes que s¢ causam danos ao nosso organismo, como muitas pessoas acreditam, elas exercem v rias fun‡äes essenciais para a manuten‡Æo do bom funcionamento do organismo humano, portanto, nÆo devem ser exclu¡das de nossa dieta.

Os lip¡dios auxiliam no transporte e absor‡Æo das vitaminas lipossol£veis (A, D, E, K), sÆo constituintes das membranas celulares mantendo sua integridade estrutural, participam da forma‡Æo de diversos horm“nios, tˆm efeito isolante t‚rmico, ou seja, auxiliam na manuten‡Æo da temperatura corporal e, assim como os carboidratos, sÆo fonte de energia, constituindo a reserva energ‚tica do organismo.

Durante atividade f¡sica, principalmente aer¢bica, as gorduras sÆo mobilizadas para, juntamente com os carboidratos, fornecerem energia ao organismo. Dependendo do estado de treinamento do indiv¡duo e da dura‡Æo da atividade f¡sica, grande parte da energia consumida pode ser fornecida pelos lip¡dios.

As gorduras podem ser classificadas como saturadas, poliinsaturadas e monoinsaturadas, dependendo do tipo de  cido graxo que as compäem. Como existe forte associa‡Æo entre o consumo de gorduras saturadas e a incidˆncia de aterosclerose e aumento da LDL-colesterol (popularmente denominada colesterol ruim), recomenda-se que esse tipo de gordura seja consumido em menor quantidade do que as insaturadas. Por outro lado, as gorduras monoinsaturadas estÆo relacionadas com redu‡Æo do risco de aterosclerose e diminui‡Æo do LDL-colesterol, sendo recomendado seu consumo em maior propor‡Æo. As gorduras dos alimentos de origem animal (carnes, leite, manteiga, bacon, etc...) sÆo constitu¡das em grande parte pelos  cidos graxos saturados, enquanto as de origem vegetal, pelos insaturados, sendo grandes fontes de monoinsaturados o azeite de oliva e as castanhas.


Marisa Christovam





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