Vitamina C

A vitamina C ou  cido asc¢rbico nÆo ‚ sintetizada pelo organismo humano, ou seja, precisa ser ingerida na alimenta‡Æo. Al‚m de sua conhecida a‡Æo antioxidante, neutralizando os radicais livres que se formam no organismo, a vitamina C tem v rias fun‡äes. Promove a absor‡Æo, o dep¢sito e o transporte do ferro, al‚m de protegˆ-lo da oxida‡Æo. Tem papel no metabolismo do  cido f¢lico e dos amino cidos fenilalanina e tirosina.  importante no processo de cicatriza‡Æo, pois age na s¡ntese da hidroxiprolina, substƒncia necess ria para a forma‡Æo do col geno. Atua tamb‚m no sistema imunol¢gico.

O  cido asc¢rbico ‚ bastante inst vel, se oxida facilmente em contato com o oxigˆnio do ar, sofre influˆncia desfavor vel do calor e do frio e, por ser hidrossol£vel, ocorre perda quando o alimento ‚ cozido em  gua.

Alguns cuidados podem ser tomados para se reduzir a perda da vitamina C dos alimentos, como usar o m¡nimo de  gua na coc‡Æo, cozinhar os alimentos inteiros e nÆo picados, evitar pr‚-preparar os alimentos (lavar, descascar, cortar) muito tempo antes do consumo.

Deficiˆncia de vitamina C ‚ rara. Pode ocorrer em indiv¡duos desnutridos, alco¢latras ou pessoas que recebem dieta restrita, como idosos, por exemplo.

A ingestÆo de quantidade excessiva de  cido asc¢rbico nÆo ‚ t¢xica ao organismo, mas tem sido relacionada com a forma‡Æo de c lculos renais e gota, em pessoas suscet¡veis. Estudos cient¡ficos assinalam que a suplementa‡Æo de vitamina C melhora o desempenho f¡sico em indiv¡duos com deficiˆncia dessa vitamina, mas de forma geral concluem que essa suplementa‡Æo nÆo melhora o desempenho f¡sico de indiv¡duos que nÆo apresentam deficiˆncia de vitamina C. Entretanto, como o exerc¡cio f¡sico ‚ um agente de estresse, alguns pesquisadores recomendam que indiv¡duos praticantes de atividade f¡sica utilizem uma quantidade de vitamina C ligeiramente maior do que a recomendada para indiv¡duos sedent rios.

A vitamina C ‚ encontrada em diversos alimentos vegetais, mas as principais fontes sÆo: maracuj , caju, laranja, acerola, tangerina, goiaba, limÆo, morango, tomate.


Marisa Christovam (nutricionista)
email: ma_chris@itelefonica.com.br





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