Teste de conhecimento

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As seguintes afirmativas sÆo verdadeiras ou falsas?

  • 1. Sempre ap¢s uma atividade f¡sica ‚ necess ria a ingestÆo de bebidas isot“nicas para repor a perda de eletr¢litos.
  • 2. A gordura dos alimentos ‚ prejudicial ao organismo, por isso devo tirar toda a gordura de minha alimenta‡Æo.
  • 3. Uma boa hidrata‡Æo antes de atividades de longa dura‡Æo ajuda a evitar desidrata‡Æo. Por isso ‚ aconselh vel a ingestÆo de no m¡nimo 2 copos e meio de l¡quidos cerca de 2 horas antes da pr tica da atividade f¡sica.
  • 4. A hidrata‡Æo antes, durante e ap¢s a atividade f¡sica ‚ importante para evitar desidrata‡Æo.
  • 5. Para ganhar massa magra e perder gordura deve-se consumir uma dieta pobre em gordura e que contenha quantidades bastante elevadas de prote¡na.
  • 6.  aconselh vel a ingestÆo de um lanche bem refor‡ado cerca de 15 minutos antes da pr tica da atividade f¡sica para evitar a ocorrˆncia de hipoglicemia.

Respostas

  • 1. Falso. Somente quando a perda de l¡quidos durante a atividade f¡sica ultrapassa 1,9% do peso corporal ‚ que se faz necess ria a reposi‡Æo de eletr¢litos. Por exemplo, no caso de um atleta de 70 kg que perca 1,4 kg ou mais durante a atividade.
  • 2. Falso. A gordura exerce algumas fun‡äes importantes no organismo humano - constitui a membrana celular, atua no sistema imunol¢gico, entre outras. Por isso, uma determinada quantidade precisa ser ingerida. Deve ser dada aten‡Æo ao tipo de gordura consumida, evitando-se excesso de gorduras saturadas (presentes em produtos de origem animal, como carne, queijo e manteiga).
  • 3. Verdadeiro. Essa ‚ a recomenda‡Æo do Col‚gio Americano de Medicina do Esporte. Mas lembre-se que a ingestÆo gradativa, ou seja, pequenos volumes v rias vezes ‚ mais aconselh vel para se evitar mal estar e tamb‚m para favorecer a absor‡Æo. A ingestÆo de um volume grande de l¡quido, principalmente se nÆo contiver s¢dio, vai estimular a resposta de elimina‡Æo do l¡quido pela urina.
  • 4. Verdadeiro. Deve-se beber em m‚dia 2 e 1/2 copos de l¡quido cerca de 2 horas antes da atividade f¡sica, 1 copo a cada 15-20 minutos durante a pr tica da atividade e no m¡nimo o volume correspondente ao peso perdido durante a atividade, ap¢s seu t‚rmino.
  • 5. Falso. A ingestÆo de gorduras deve ser diminu¡da, mas o consumo de quantidades excessivas de prote¡nas poder  causar sobrecarga renal, com danos ao funcionamento do organismo. Atividade f¡sica bem orientada associada a uma dieta adequada ‚ a melhor forma de se alterar a composi‡Æo corporal.
  • 6. Falso. NÆo se deve fazer atividade f¡sica estando em jejum de muitas horas, pois com isso durante o exerc¡cio pode ocorrer hipoglicemia (queda dos n¡veis de glicose no sangue, que gera sensa‡Æo de fraqueza, tontura e at‚ desmaio). Por‚m, deve-se procurar consumir um lanche de f cil digestÆo, rico em carboidratos e pobre em gorduras, com um intervalo de cerca de uma hora da atividade, para evitar desconforto g strico.

Elaborado por:
Marisa Christovam, nutricionista formada pela USP, especialista em Nutri‡Æo Cl¡nica, com cursos na  rea de Nutri‡Æo do Esporte
email: ma_chris@itelefonica.com.br





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