Alongamento

Os 15 minutos que antecedem o in¡cio de uma competi‡Æo ou sessÆo de treinamento constituem alguns de seus momentos mais importantes. Durante este per¡odo, o atleta deveria estar se alongando, seja ele amador ou profissional. Alongar ‚ muito mais do que tocar a ponta do p‚s por algumas vezes antes de come‡ar a praticar seu esporte.  a chance de o atleta sentir seu pr¢prio corpo e come‡ar a se preparar para o jogo ou treino, tanto fisica quanto psicologicamente.

O m£sculo que nÆo est  adequadamente alongado torna-se muito mais suscet¡vel a estiramentos ou rupturas quando submetido a for‡as repentinas, enquanto que o m£sculo alongado permite ao atleta movimentos mais completos, m¡nimo risco de lesäes e melhor performance f¡sica. A rotina dos alongamentos tamb‚m proporciona ao esportista aquele momento para come‡ar a se concentrar, rever sua t tica e mentalizar a t‚cnica correta de seus movimentos.

Qualquer alongamento ‚ sin“nimo de relaxamento e, portanto, nÆo deve causar dor. Sempre deve ser realizado com movimentos suaves e cont¡nuos, com ˆnfase no tempo de permanˆncia nas v rias posi‡äes e nÆo no n£mero de repeti‡äes dos exerc¡cios.


MTODOS

Comece a rotina de alongamentos com um leve trote de 400 a 800 metros de distƒncia (uma ou duas voltas na pista de atletismo). Durante os exerc¡cios, os dez segundos iniciais dos alongamentos compäem a fase de relaxamento, feitos de forma muito lenta e relaxada. Segue-se a fase de desenvolvimento, com movimentos mais intensos (sem causar dor) que duram por volta de 20 segundos. Respire de maneira lenta e controlada, pois respira‡Æo dif¡cil ‚ sin“nimo de esfor‡o demasiado. Produtos t¢picos como cremes ou lo‡äes podem proporcionar uma sensa‡Æo de al¡vio e calor pelo aumento de temperatura local da pele, por‚m jamais devem substituir os alongamentos.

Ao final do treino ou competi‡Æo, repita a rotina de alongamentos, exceto o trote inicial. Desta forma, seus m£sculos conseguirÆo metabolizar melhor os res¡duos biol¢gicos produzidos pela atividade f¡sica e vocˆ nÆo estar  tÆo dolorido no dia seguinte.


Dr. Jos‚ Marques Neto
M‚dico Ortopedista





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